Todos Los Tipos de Niilismo de Friedrico Nietzsche

Niilismo – Abandonando Valores e Conhecimento

O nome Niilismo se origina da raiz latina nihil e significa nada, ou aquilo que não existe. Esta mesma raiz é encontrada no verbo “aniquilar” – trazer a nada, destruir completamente. Niilismo é a crença que:

  • rotula todos os valores como inúteis, portanto, nada pode ser conhecido ou comunicado.
  • associa-se com extremo pessimismo e ceticismo radical, sem lealdades.

Além da trivialidade do niilismo, há Alguém que é maior do que a descrença; Aquele que tocou a humanidade (1 João 5:20) e nos assegura que nossas vidas não são sem sentido (Atos 17:24-28).O filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900) é mais frequentemente associado com o niilismo. Em Will to Power [notas 1883-1888], ele escreve: “Toda crença, toda consideração de algo como sendo verdadeiro, é necessariamente falsa porque simplesmente não há mundo real.” Para Nietzsche, não há ordem objetiva ou estrutura do mundo, exceto o que lhe damos. O objetivo do niilismo se manifesta em várias perspectivas:

  • Niilismo epistemológico nega a possibilidade do conhecimento e da verdade e está ligado ao extremo ceticismo.
  • Niilismo político defende a destruição prévia de todas as existentes ordens políticas, sociais e religiosas como um pré-requisito para qualquer melhoria futura.
  • Niilismo ético (niilismo moral) rejeita a possibilidade de valores absolutos morais ou éticos. O bem e o mal são vagos, e os valores relacionados são simplesmente o resultado de pressões sociais e emocionais.
  • Niilismo existencial, a visão mais conhecida, afirma que a vida não tem nenhum significado ou valor intrínseco.

Niilismo – Um Mundo sem Sentido

Macbeth de Shakespeare resume eloquentemente a perspectiva do niilismo existencial, menosprezando a vida:

Apaga, apaga, vela breve! A vida é só uma sombra móvel. Pobre ator Que freme e treme o seu papel no palco E logo sai de cena. Um conto tonto Dito por um idiota, cheio de som e fúria, significando nada.

As previsões dos filósofos do impacto do niilismo na sociedade são sombrias. O existencialista Albert Camus (1913-1960) rotulou o niilismo como o problema mais preocupante do século 20. Sua obra, The Rebel1, pinta um quadro assustador de “como o colapso metafísico muitas vezes termina em negação total e com a vitória do niilismo, caracterizado por profundo ódio, destruição patológica e morte incalculável.” A obra de Helmut Thielicke, intitulada Nihilism: Its Origin and Nature, with a Christian Answer2, adverte: “O niilismo literalmente tem apenas uma verdade para declarar, ou seja, que em última instância, o nada prevalece e o mundo é sem sentido.”

Niilismo – Além do Nada

Niilismo – escolher acreditar no nada – envolve um alto preço. Um indivíduo pode escolher “sentir” ao invés de pensar, exercer a sua “vontade de poder” ao invés de orar, dar graças ou obedecer a Deus. Depois de uma impressionante carreira de criatividade literária e filosófica, Friedrich Nietzsche perdeu todo o controle de suas faculdades mentais. Ao ver um cavalo maltratado, ele começou a soluçar incontrolavelmente e caiu em um estado catatônico. Nietzsche morreu no dia 25 de agosto de 1900, diagnosticado como totalmente insano. Apesar de dizer Sim à “vida” mas Não para Deus, o profeta do niilismo perdeu ambos.

 

Camus, Albert, The Rebel: An Essay on Man in Revolt, Random House, Inc., Nova Iorque, 1991.

Thielicke, Helmut, Nihilism: Its Origin and Nature, with a Christian Answer, Greenwood Press Reprint, Westport, CT, 1969.

Advertisements

About Falah

Keepsmile and .... and... and....
This entry was posted in Filsafat. Bookmark the permalink.

One Response to Todos Los Tipos de Niilismo de Friedrico Nietzsche

  1. Anonymous says:

    Quanto lixo!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s